Diferentemente de nós que, quando estamos cansados, adormecemos rápida e profundamente, a maioria dos bebês possui noites de descanso irregulares. Os recém-nascidos, por exemplo, acordam de três em três horas para mamar. Isso é completamente normal e faz parte da incrível missão de criar um filho. No entanto, algumas crianças continuam despertando os pais depois dos seis meses de idade. Nesse momento, o motivo do choro costuma ser dengo e saudades do colo familiar. E, ao ouvir esse alarme, quem consegue resistir e não acudir? Essa atitude, porém, não soluciona o problema, pois a criança internaliza a informação de que os pais virão quando ela chamar. O melhor, então, é criar estratégias para a relaxar o bebê antes de colocá-lo para dormir e estimulá-lo a ser um pouco mais independente. Até porque bebês e crianças, ao dormirem mal à noite, têm mais cansaço durante o dia, mau humor e dificuldade de aprendizado. Ou seja, dormir bem também representa qualidade de vida para eles!
Como melhorar o soninho deles
Na hora de dormir, deixe o quartinho e a cama infantil preparados para esse momento. Brinquedos espalhados e luz forte contribuem com a distração das crianças. Então, atenção! Outra dica é associar a hora de dormir a alguma atividade, como a amamentação, um banho ou música para ninar. O bebê se sentirá mais confortável e feliz antes de adormecer. Ao ouvir o choro no meio da noite, vá até a cama da criança e a observe por alguns minutos. Se ela aparentar apenas carência, não a pegue no colo. Aos poucos, ela perceberá que tem o apoio dos pais, mas não o desejado consolo. Caso repare em algo estranho, converse com o pediatra.
Por: Costa Rica Colchões
1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.