Muitas pessoas que passam por cirurgias ou procedimentos mais invasivos encontram dificuldades na hora de dormir. Seja pelo desconforto causado, seja pela dúvida em relação à posição correta, muitas pessoas acabam passando as primeiras noites do pós-operatório em claro e, com isso, não têm o descanso necessário para uma recuperação rápida e eficaz. Para que você possa desfrutar de um sono tranquilo e confortável após procedimentos cirúrgicos, confira abaixo nossas dicas e garanta o devido descanso para o seu corpo.
Colchão
Para que não haja pontos de pressão no corpo, o que pode comprometer a circulação, é preciso que o colchão seja tanto firme quanto macio ao toque. Se você estiver acostumado a um modelo mais duro, vale a pena investir em uma cobertura mais confortável ou mesmo um outro colchão.
Para quem precisa ficar por muito tempo deitado, o ideal é escolher um modelo que não acumule o calor. O látex é um bom material, pois sua espuma é mais fria e não costuma aquecer excessivamente. Tecidos de algodão e fibra natural são boas opções de revestimento externo do colchão, deixando sua superfície mais fresca. Também é interessante optar por lençóis semelhantes, para que eles contribuam com a temperatura.
Travesseiros
Pessoas que fizeram grandes cirurgias e estão com dificuldades para se moverem sem alguma ajuda devem dormir com um travesseiro alto, que facilita a respiração e permita que a pessoa levante com mais facilidade no meio da noite. Também é importante deixar travesseiros próximos aos braços, para que eles ajudem na hora de dar impulsos e se mover confortavelmente. Travesseiros sob as pernas são importantes para evitar inchaços, que tendem a ser comuns em quem precisa de um repouso prolongado.
Da mesma forma que os colchões, eles devem ter uma superfície fresca e macia, que não cause atritos com a pele. Evite peças com muitos bordados ou aplicações, pois os adornos podem enroscar na roupa de cama ou mesmo arranhar a pele.
Posição
O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele. A posição também permite movimentos mais fáceis e rápidos, além de ser ideal para estimular a circulação. Quando sentir a necessidade de se virar, tente ficar levemente de lado – isso alivia o corpo e não prejudica a área operada.
Ficar levemente de lado é a posição mais recomendada para pessoas que não podem ficar de barriga para cima devido à natureza de sua cirurgia. Nesse caso, elas devem tomar cuidado com o atrito na região de corte e restringir os impactos sobre ela. Sentar-se também deve seguir as mesmas indicações, já que o apoio e a pressão na porção afetada podem interferir na recuperação.
As recomendações acima são gerais e benéficas, mas é imprescindível consultar um médico sobre os procedimentos corretos. As recomendações devem ser seguidas à risca, pois cada paciente apresenta características e necessidades diferentes.
Por: Costa Rica Colchões
1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.