Com o excesso de energia e a curiosidade que a maior parte das crianças e adolescentes costuma ter, a hora de dormir pode acabar excedendo o seu limite convencional ou durando menos que o previsto. Ainda que os pequenos não demonstrem sinais de cansaço no dia seguinte ou a necessidade de dormir mais, não é possível deixar que a percepção infantil interfira em um processo muito importante nessa idade: o crescimento. O sono possui quatro fases. A primeira delas é a de vigília, quando há liberação de melatonina e a indução à sonolência. Na segunda fase, o corpo já está relaxado e a diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea é significativa. Esse momento é fundamental para os jovens, pois a economia de energia com as funções básicas do corpo favorece a restauração dos tecidos movimentados durante o dia, o aumento da massa muscular trabalhada e a liberação do hormônio do crescimento (GH). Liberado pela hipófise, glândula localizada na parte inferior do cérebro, o hormônio do crescimento contribui tanto para o aumento da estatura das crianças quanto para a composição de sua estrutura óssea e muscular. Por isso, é fundamental que as crianças e os adolescentes tenham noites de sono de qualidade e durmam a quantidade de horas recomendada para sua idade. Os pequenos entre 1 e 5 anos devem dormir de 10 a 14 horas, e esse valor cai de 9 a 11 horas para as crianças de 6 a 12 anos. Já os adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir entre 8 e 9 horas para ter o devido descanso e completar a sua fase de crescimento. Devido a importância de se ter uma boa noite de sono, é imprescindível escolher um bom colchão infantil para que as criança durma bem e descanse.
Hábitos
Para que as crianças durmam no horário correto, estabeleça uma rotina específica para a noite. Não deixe que elas façam as lições escolares até tarde – as atividades devem ser feitas preferencialmente antes do jantar – e não deixe que os aparelhos eletrônicos sejam usados neste horário. Os pequenos tendem a se distrair quando estão envolvidos em jogos e afins, podendo perder a noção de tempo e acabam indo dormir muito tarde. Além disso, a excitação mental faz com que as crianças demorem mais tempo para relaxar, tornando o sono mais conturbado e menos profundo. Os adolescentes também devem seguir as mesmas recomendações. Ainda que a vontade de assistir à televisão ou ficar na internet seja grande, defina um limite para o horário em que eles podem ficar conectados. Também não é recomendado que o celular permaneça ligado à internet enquanto eles dormem, já que as notificações sonoras do aparelho podem acordá-los e prejudicar a qualidade de sono. As crianças e adolescentes devem evitar atividades intensas antes do sono, sobretudo em dias escolares em que o horário de acordar não pode ser alterado. Filmes de ação ou de terror, por exemplo, devem ser evitados à noite, pois a ansiedade que eles causam pode interferir no sono.
Por: Costa Rica Colchões
1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.