O hábito já se tornou um dos mais comuns em todo o mundo – afinal, o conforto da cama geralmente se torna o espaço perfeito para ler aquele bom livro, ver as novidades através do celular ou até mesmo assistir a filmes e séries no notebook. E quem nunca usou a cama para essa atividade que atire a primeira pedra! Entretanto, a posição é prejudicial à coluna e pode causar dores e desconforto. Ficar sentado por horas usando o computador, então, é uma das piores coisas para as articulações, e pode gerar grandes problemas no futuro. Em geral, mesmo com o apoio de travesseiros, essa posição gera desconforto pouco tempo depois de começar a usar o computador e pressiona diferentes músculos, causando dores sentidas até mesmo no dia seguinte.
É possível tentar contornar essa questão e ainda otimizar seu tempo, sem perder o conforto das cobertas no frio ou o local macio que só sua cama consegue proporcionar. O mesmo acontece no caso de quem gosta de ler antes de dormir. Apoiar o livro sobre a cabeça gera dores nos braços e cansa pouco tempo depois de começar a folhear as primeiras páginas. Já no caso do livro apoiado sobre o travesseiro, a posição deixa as costas em uma posição desprivilegiada, força os braços e causa dores no pescoço. Por isso, vale a pena seguir os conselhos que buscamos.
Alternativas
Segundo os especialistas, a melhor maneira de usar o computador ou ler por um tempo prolongado é sentado e apoiando tudo em uma escrivaninha. Essa potura garante que a coluna esteja sempre na melhor posição e não sofra pressões tão intensas. A própria altura deve ser regulada para garantir que você não sobrecarregue os ombros e pescoço. Sem esquecer também do apoio para os pés, garantindo que a cadeira de escritório esteja posicionada tanto para acessar os objetos da mesa quanto para manter a circulação sanguínea das pernas em perfeito estado.
Segundo os médicos, usar o computador na cama sempre resultará em algum nível de prejuízo a alguma parte do corpo. Esse fator é inevitável; entretanto, é possível aliar o conforto sem precisar eliminar esse hábito completamente da sua rotina. Uma delas é usar sempre travesseiros e suportes macios, que garantem também que as costas fiquem sempre seguras e livres de tensão. Isso resulta em menos dores nos grupos musculares e mais proteção ao seu corpo.
Outra dica importante é apostar em um bom colchão, com a densidade certa para apoiar bem seu corpo. Caso ele seja muito mole ou fino, você logo sentirá os impactos do seu peso sobre o material. Tudo isso acarreta em mais dores e até mesmo prejuízos à coluna e às articulações. Uma das alternativas buscadas por muita gente são os suportes, geralmente encontrados em lojas de eletrônicos. Eles funcionam como uma bandeja e servem principalmente para aliviar um pouco a tensão nos ombros e nos braços. Assim, fica mais fácil enxergar a tela e digitar, mesmo sentado na cama.
Cuidados
O principal problema está justamente nesse relaxamento, que muita gente encara como vantagem. Ao sentar na cama, a maioria das pessoas vai se soltando. Isso faz com que ela acabe em uma posição quase deitada, flexionando o pescoço para conseguir ver o que está sendo transmitido na tela. A coluna cervical fica ainda mais pressionada e as dores são inevitáveis nesse caso. As dores se estendem desde a região da cervical até o pescoço e a parte superior das costas.
A atenção deve ser redobrada na hora de usar o computador na cama, mantendo sempre a coluna ereta e garantindo que, mesmo com o relaxamento, sua posição não acabe se desajeitando. O próprio uso dos computadores portáteis na cama exige mais força dos movimentos dos antebraços, forçando também os músculos dessa região. As posições não contribuem para o movimento e, pior, acabam por gerar ainda mais esforço nas atividades mais simples. Você sentirá dores na coluna, no cotovelo, nos punhos e até nas mãos. Fique sempre atento e realize pausas durante o trabalho, alongando o corpo e caminhando. Assim, você evita problemas posturais e garante ainda mais saúde e bem estar para o seu corpo.
Por: Costa Rica Colchões
1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.