-
Depois de um longo dia de trabalho e afazeres, não há quem não deseje uma boa noite de sono, tranquila e revigorante, para descansar o corpo e a mente e recarregar as energias para começar bem o dia na manhã seguinte. No entanto, não é raro encontrar quem não se sinta plenamente relaxado e disposto mesmo após horas de sono. Em casos mais graves, é possível acordar sentindo dores, tensão e indisposição física e mental, e essas sensações desagradáveis podem durar o dia todo. Será que isso não quer dizer que já não é hora de trocar o seu colchão? Além de acompanhar o prazo de validade, confira alguns sinais de que seu colchão antigo pode estar prejudicando a sua saúde.
Dores pelo corpo
Esse é um dos principais avisos que seu corpo pode lhe enviar para alertar que seu colchão não está mais atendendo suas necessidades. Quando um colchão se torna muito flácido ou cria calombos, ele perde sua capacidade de sustentar adequadamente o corpo. Quem paga o preço pelo desgaste do colchão é a sua coluna, que se curva durante a noite e acaba tensionando seu pescoço, músculos, ligamentos e articulações, causando as dores pelo corpo.
Insônia e interrupção do sono
O desconforto causado por um colchão em mau estado também pode ser a origem de distúrbios do sono, como a insônia e o sono picado. Quando o corpo não encontra uma posição confortável para dormir, o cérebro não relaxa o suficiente, causando a dificuldade para adormecer e aprofundar os estágios do sono. Dica: experimente uma noite de descanso em um dos colchões Ortobom e note a diferença na qualidade do seu sono.
Fadiga
A fadiga física e mental prejudica a execução de nossas atividades diárias, seja pela indisposição ou mesmo pela dificuldade de concentração para as tarefas cotidianas. A origem desse mal pode ser a má qualidade do sono causada por um colchão já desgastado.
Alergias respiratórias e de pele
Um colchão velho propicia o ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos causadores de alergias nas vias respiratórias. Sem a validade dos materiais antialérgicos, seu colchão tem muitas chances de se tornar o lar de ácaros que desencadeiam bronquites alérgicas, asma, rinite, entre outros. Esses vilões invisíveis em seu colchão também podem ser responsáveis por conjuntivites, rosácea, blefarites e até escabiose.
Postura incorreta
Problemas de postura podem trazer danos permanentes à coluna, e a origem desse problema pode estar diretamente relacionada à má qualidade ou ao desgaste do seu colchão. Quando ele é muito mole ou excessivamente duro, o corpo se adapta a uma postura inadequada em busca de conforto durante a noite. Procure um colchão com a densidade adequada para sua altura e peso.
Por: Costa Rica Colchões
1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.