...

Qual é o melhor colchão para a coluna?

 Ao escolher um colchão é preciso muita atenção. Um colchão não apropriado pode resultar em uma noite mal dormida, dores e incômodos musculares, indisposição e cansaço. Para saber qual colchão perfeito para você leve em consideração peso corporal, altura e a posição que se deita. Existem muitos tipos de colchão para dar estrutura ao corpo e manter a coluna bem posicionada, mas qual o melhor colchão para coluna?

Na realidade, não existe um tipo de colchão melhor para a coluna! Essa resposta varia de pessoa para pessoa, a chave para escolher o melhor para você é fugir dos excessos. Colchões excessivamente macios não sustentam os músculos da coluna, isso pode desalinhar a coluna, ocasionando em desconforto, dores musculares e podem até acarretar problemas de postura. Já um muito duro não se adapta às curvas, podendo causar desconforto, a dificuldade do corpo em relaxar em um colchão duro pode exercer maior pressão sobre os músculos, e afetar a circulação sanguínea. Sendo assim, o ideal é o uso de um colchão firme que sustente e adapte-se ao corpo sem deformar, ou seja, um colchão que seja um meio termo entre o macio e o duro.

É importante conhecer os tipos de colchões e qual biótipos eles atendem perfeitamente para não comprar um que não atenda as suas necessidades e acabe prejudicando o seu bem estar, conforto e qualidade de vida. Por isso, confira os 3 melhores tipos de colchão para a coluna. 

Colchão de molas

Sua estrutura interna pode ser composta com molas de aço interligadas ou ensacadas. O modelo interligado é aquele que o movimento de uma mola influencia todas as outras. O de molas ensacadas tem menor repercussão sobre o movimento das outras, sendo indicada para um casal - caso um se mexa à noite, não vai atrapalhar o parceiro. Esse tipo de colchão distribui bem o peso e se ajusta devidamente ao corpo, dando conforto. Suporta um peso de até 150 kg, sendo de alta resistência e durabilidade.

Colchão de espuma

Cada colchão de espuma apresenta uma densidade diferente que se adequa a faixas de peso diferentes. Um D33 suporta pessoas de até 100 kg, enquanto um D45, pessoas de até 150 kg. Quanto maior a densidade, mais firme é a estrutura desse colchão. Uma pessoa mais leve do que o limite indicado pode optar por um de densidade maior (como o D45), mas uma que esteja superior ao limite não deve usar um de menor densidade. Os colchões de espuma têm maior adequação ao corpo, garantindo mais conforto e tempo de vida ao produto.

Colchão ortopédico

É o colchão com superfície extra-firme. Sua estrutura é de madeira, coberta com uma camada de espuma para conferir maior conforto. Para algumas patologias, como a hérnia de disco, há a recomendação desse colchão, porque, entre todos os outros, é o que melhor oferece sustentação ao corpo. Os que não apresentam lesões também podem optar pelo ortopédico. Os médicos recomendam dormir de barriga para cima, com travesseiros em baixo das pernas, para melhor apoio da lombar ou de lado. Não se deve dormir de bruços porque, dessa maneira, a coluna fica sem apoio. Além disso, é importante verificar o tecido do colchão e se prevenir quando a alergias de pele.

Como escolher um colchão para coluna? 

Você já sabe quais os tipos de colchões para a coluna, mas o que levar em consideração antes de comprar o seu? Como dito acima, é preciso levar em consideração o seu peso, altura e posição que se deita, mas além disso é preciso ter atenção as dores que você sente. Se a dor for nas pernas a região da coluna lombar deve ser observada, agora se a dor for nos ombros e braços vale investigar a coluna cervical. Tendo noção das dores fica mais fácil de encontrar um colchão que atenda perfeitamente as necessidades daquela região. 

Mesmo sendo uma escolha bem pessoal e individual, é importante considerar alguns fatores para garantir que você faça a escolha certa e que não vai prejudicar a sua saúde e bem estar. Como:

  • Não erre na densidade do colchão

A densidade é a quantidade de espuma por metro cubico que o colchão possui. Ela é a principal responsável pela adequação e durabilidade do colchão, quanto maior a densidade mais peso ela suporta. Escolher a densidade errada para o seu biótipo pode acarretar em noites desconfortáveis e consequentemente dores e problemas á saúde, por isso sempre verifique a tabela de densidade do colchão e encontre a que indicada para o seu peso e altura. 

  • Atente-se ao prazo de validade do colchão

Apesar de durarem muitos anos, os colchões também possuem um prazo de validade e devem ser trocados quando esse prazo expira, utilizar um colchão fora da validade deformações que podem ser prejudicais a coluna. Por isso, verifique a durabilidade do colchão e tenha hábitos que aumente a vida útil do colchão

  • Tecnologias e Características do colchão

Não esqueça de verificar a qualidade dos colchões, que variam de acordo com as características e tecnologias que ele possui. Existem atualmente colchões com tecnologias avançadas sejam elas antibacterianas, que retém calor ou até mesmo com finalidade de aumentar a sustentação e firmeza do colchão. Busque sempre por colchões com selo do Inmetro, eles garantem a qualidade e durabilidade do colchão. 

Quais os cuidados que pessoas com problema na coluna devem ter na hora de dormir?

Pessoas com problemas na coluna devem sempre se concentrar na posição correta para dormir. Dormir de bruços ou mesmo de barriga para cima pode acentuar a curvatura natural da região lombar. Isso, por sua vez, acentua os quadris, desencadeando uma sobrecarga sacral maciça. Portanto, a posição certa para dormir é de lado, que é essencial para você dormir melhor. Tenha outros cuidados na hora de dormir como:

  • Tenha um travesseiro que corresponda à distância dos ombros à cabeça, para que sua cabeça fique confortável em um ângulo de 45° em relação aos ombros;

  • Coloque uma almofada ou travesseiro fino entre os joelhos;

  • Respeite o ângulo do corpo, com as coxas formando um ângulo de 45º com o tronco e as panturrilhas 45º com as coxas;

  • Se necessário, escolha um travesseiro de corpo inteiro para que, abraçando-o, você possa manter todos os ângulos ideais do seu corpo.

Agora, você já tem bastante informação e já sabe qual o segredo para encontrar o melhor colchão para a coluna e garantir uma boa noite de sono tranquila e longe de dores.


Por: Costa Rica Colchões

1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.

Mais Posts da Sessão de Colchão

Diferença entre o tamanho dos colchões
Diferença entre o tamanho dos colchões

Escolher um colchão que atenda todas as suas necessidade e preferências oferecendo maior conforto, comodidade e bem esta...

ler mais...
Top 10 melhores camas box
Top 10 melhores camas box

Está com dúvidas na escolha da cama box ideal para você? Então, confira esta lista com as melhores camas box do mercado ...

ler mais...
Qual é o melhor colchão para a coluna?
Qual é o melhor colchão para a coluna?

Para quem sofre com dores na coluna achar um bom colchão pode ser uma tarefa difícil. Um colchão não apropriado pode res...

ler mais...
O que são molas bonnel?
O que são molas bonnel?

A hora de comprar um colchão pode gerar muitas dúvidas. Confira estas dicas que a Costa Rica Colchões separou para você!...

ler mais...
Como escolher o colchão ideal para pessoas com mais de 100 kg?
Como escolher o colchão ideal para pessoas com mais de 100 kg?

-...

ler mais...
Cama Box Conjugada ou Separada? - Costa Rica Colchões
Cama Box Conjugada ou Separada? - Costa Rica Colchões

Em dúvida sobre cama box conjugada ou separada? Resolva todas elas no blog da Costa Rica Colchões!...

ler mais...
Tipos de colchão: as melhores opções para o seu conforto
Tipos de colchão: as melhores opções para o seu conforto

-...

ler mais...
Colchões King Size: quais são os melhores ?
Colchões King Size: quais são os melhores ?

-...

ler mais...
Otimize seu espaço: 10 coisas para guardar em uma cama com baú
Otimize seu espaço: 10 coisas para guardar em uma cama com baú

Se você tem uma cama com baú pode ter dúvidas sobre quais coisas guardar neste espaço. Confira estas dicas que o Blog da...

ler mais...
Cama Box: como escolher a cabeceira ideal?
Cama Box: como escolher a cabeceira ideal?

-...

ler mais...

Depoimento de clientes

É bom comprar nessa loja porque é possível montar o conjunto que a gente quer Além disso, são super rápidos na entrega

9/5/2024 - EDIVALDA ARAUJO

A experiência foi boa

8/5/2024 - Cristiano Junio Azevedo

A experiência foi boa

8/5/2024 - Cristiano Junio Azevedo

Excelente, entrega super rápida!

3/5/2024 - Debora Teixeira

excelente escolha Rapida, pratica e bom custo beneficio Recomendo Nos ultimos dez anos já fiz tres compras, todas satisfatorias

28/4/2024 - fatima maria bessa dias

Eu já tinha comprado colchão com esta empresa antes e fui atendida com precisão e rapidez na entrega, por isso fiz essa nova compra que fez a entrega antes do prazo sem erros Sou cliente e satisfeita com o atendimento

19/4/2024 - Silvia Nara Pires

Fui muito bem atendida pela vendedora Beatriz, tanto na loja física quanto pelo site Minha compra chegou no prazo estimado Já estou comprando novamente!

15/4/2024 - Luciana Bittencourt

Gostei muito da empresa pela variedade, e entrega dentro do prazo estipulado

15/4/2024 - Ana Francisca Cândida de Almeida