...

Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento dos pequenos

Com a tecnologia atual, as crianças estão se conectando cada vez mais cedo aos videogames e celulares, acabando por deixar de lado os jogos infantis, o que é essencial para o bom desenvolvimento das crianças pequenas. 

Embora a tecnologia seja uma parte importante da vida de uma criança, os pais devem ensinar o valor das brincadeiras em seus filhos desde cedo. Brincar, seja dentro de casa, na rua ou ao ar livre, são essenciais para que as crianças se comuniquem umas com as outras e compreendam o mundo que as rodeia.

Brincar é uma ótima maneira de desenvolver a autonomia, criatividade, vocabulário, memória, força, espírito competitivo e imaginação do seu filho. Mesmo com um dia agitado e uma agenda de compromissos, você sempre pode tirar um tempinho para curtir e brincar com as crianças. O hábito de se reunir e aproveitar o tempo de qualidade com a família constrói memórias especiais e também pode fortalecer os laços uns com os outros.
 

Brincadeiras que estimulam a criatividade

1. Mímica

Em um pedaço de papel, escreva o nome de um filme, ação, verbo, artista ou animal. Dobre e coloque em um recipiente onde as crianças possam ser sorteadas. Divida as crianças em pequenos grupos ou duplas. Uma por vez deverá pegar um papel e imitar o que está nele e fazer com que a outra descubra o que ela tirou sem emitir som ou falar. Ganha a equipe que tiver mais acertos. 

2. Massinha

Crianças amam brincar com massa de modelar, porque é divertido poder criar o que quiser com as próprias mãos.  Desenvolvendo o tato, os pequenos podem aprender sobre formas e cores, misturando as massinhas para experimentar novos tons. Crianças de qualquer idade podem usar a imaginação para criar objetos, animais, frutas e muitas outras formas. O adulto pode incentivar dando ideias de usar  rolinhos, forminhas, carimbos e qualquer outro objeto que a criança possa aproveitar para interagir com a massinha.

Brincadeiras que desenvolvem a linguagem e memória

3. Adedanha

Adedanha, ou stop, é uma brincadeira muito divertida e que permite ampliar o vocabulário das crianças, além de testar os seus conhecimentos sobre o mundo. A ideia aqui é escolher uma letra do alfabeto por meio da soma dos números mostrados nas mãos de cada participante após alguém dizer “a – de – da – nha…”

  • Em uma folha de papel, os participantes devem fazer colunas e colocar um tema no topo de cada uma, como nome, animal, lugar, fruta, objeto, profissão, time, artista etc;
  • O valor que sair na adedanha representa uma letra do alfabeto. ex.: se sair 6, a letra será F, já se sair 15, a letra será O e assim por diante;
  • Escolhida a letra, os participantes devem escrever uma palavra para cada um dos temas nas colunas;
  • Cada acerto vale 10 pontos. No final de cada rodada, deve-se somar os pontos de cada participante para definir o vencedor.

OBS: Use a imaginação ao jogar adedanha e crie temas fora do comum para estimular a criatividade e o vocabulário das crianças.

4. Uma música com a palavra..

Uma criança fala uma palavra, e as outras têm que lembrar de músicas que tenham a palavra na letra. A rodada continua até que alguém não lembre de nenhuma música, então essa pessoa vai pensar em uma nova palavra para a próxima rodada.


Brincadeiras que estimulam a força e o espírito de competitividade

5. Vôlei de balões

Encha uma bola d’água e prenda um lençol entre duas paredes para criar uma rede. As equipes devem se dividir dos dois lados da rede. O objetivo dessa brincadeira é devolver a bola cheia de água para o time do outro lado da rede, sem que a bola estoure ou toque o chão. A equipe que deixar a bola estourar ou cair primeiro, perde.


6. Brincadeiras de pique

As brincadeiras de pique são as mais tradicionais e mais simples de se organizar. Existem diferentes tipos de pique e em todos um participante é escolhido para ser o “pegador”. Assim, enquanto os demais participantes fogem, o escolhido tenta pegá-los. Conheça alguns:

  • Pique-Pega: Esse é o mais simples onde todas as crianças devem correr do pegador, aquele que for pego passa a ser o novo pegador. 

  • Pique-Gelo: Essa versão é semelhante ao pique-pega, com a diferença que as crianças que forem pegas precisam ficar paradas no lugar até que outro participante que não foi pego encoste em sua mão. O jogo termina quando todos os participantes estejam congelados, sendo que o último a ser pego será o novo “pegador”.

  • Pique-Esconde: Nessa versão de pique uma pessoa deve fechar os olhos e contar até 10 (ou mais) enquanto os demais se escondem. Ganha quem não for encontrado e conseguir voltar para o ponto inicial da brincadeira.

Brincadeiras que incentivam a sociabilidade

7. Um dia de modelo

Atualmente, a maioria das pessoas possuem um celular com uma câmera de boa qualidade. Use isso ao seu favor e brinque de ensaio fotográfico com o seu pequeno, use e abuse dos figurinos, acessórios e fantasias, crie cenários diferentes com lençóis e objetos da casa. Deixe o seu filho à vontade para usar a imaginação e fingir que é uma princesa ou príncipe, herói ou heroína, cantores, jogadores de futebol e etc. Vai ser um momento único, divertido e ainda terá os registros para sempre. 

8. Detetive

Reúna os familiares em um círculo. Corte pequenos pedaços de papel, que serão usados para um sorteio. Deve haver tantas opções quantas forem as crianças. Um dos papéis deve conter a letra “D” de detetive e em outro a letra “L” de ladrão. Todos os outros devem ter a letra “V”, de vítima. 

  • O jogo começa quando os papéis são sorteados. O objetivo do Ladrão é piscar discretamente, com um olho só, para eliminar as suas vítimas. 
  • As Vítimas, quando forem eliminadas, devem avisar em voz alta “morri”. Se o detetive prendê-lo no meio do caminho, a vitória é do detetive.
  • O Detetive deve dizer “preso em nome da lei” para o ladrão, quando souber quem ele é. Se o ladrão eliminar todas as vítimas antes do detetive prendê-lo, ele vence. 
  • As rodadas podem ser repetidas várias e várias vezes, até todos se cansarem do jogo.

Agora que você conhece as melhores brincadeiras para fazer com as crianças, separa um dia para ser o dia da brincadeira, convide coleguinhas do seu filho e divirtam-se.


Por: Costa Rica Colchões

1ª Loja Virtual Especializada em Colchões do Brasil. Mais de 20 anos de mercado, mais de 10 anos vendendo colchões pela internet com mais de 600.000 pedidos entregues.

Mais Posts da Sessão de Saúde

Dicas para dormir melhor durante o pós-operatório
Dicas para dormir melhor durante o pós-operatório

Após uma cirurgia invasiva, é importante ter um descanso de qualidade para ter uma recuperação mais rápida. Muitas pesso...

ler mais...
Qual a melhor posição para usar o notebook ou ler na cama?
Qual a melhor posição para usar o notebook ou ler na cama?

O hábito já se tornou um dos mais comuns em todo o mundo – afinal, o conforto da cama geralmente se torna o espaço perfe...

ler mais...
A importância do sono para crianças em fase de crescimento
A importância do sono para crianças em fase de crescimento

-...

ler mais...
Onde se dorme mais (e menos) em todo o mundo
Onde se dorme mais (e menos) em todo o mundo

-...

ler mais...
Dicas para quem tem dificuldade em dividir a mesma cama
Dicas para quem tem dificuldade em dividir a mesma cama

-...

ler mais...
5 dicas para acordar de bom humor
5 dicas para acordar de bom humor

-...

ler mais...
Bebês e sono agitado: saiba o que fazer
Bebês e sono agitado: saiba o que fazer

-...

ler mais...
5 dicas para dormir melhor
5 dicas para dormir melhor

-...

ler mais...
Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento dos pequenos
Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento dos pequenos

Confira a lista com as 8 melhores brincadeiras de criança para você se divertir com seus filhos, fortalecer ainda mais o...

ler mais...
Como dormir bem e acordar disposto
Como dormir bem e acordar disposto

-...

ler mais...

Depoimento de clientes

Fui muito bem atendida pela vendedora Beatriz, tanto na loja física quanto pelo site Minha compra chegou no prazo estimado Já estou comprando novamente!

15/4/2024 - Luciana Bittencourt

Gostei muito da empresa pela variedade, e entrega dentro do prazo estipulado

15/4/2024 - Ana Francisca Cândida de Almeida

Ótimo produto Entregadores super rápido nota 10

9/4/2024 - sabrina pinto sanchez

A compra foi fácil e a entrega super rápida

4/4/2024 - Leonardo de Souza do Nascimento

Muito Bom!

3/4/2024 - Matheus Silveira

Gostei muito do atendimento ,e a entrega foi rápida

2/4/2024 - Daniele Prates

Veio tudo certinho,bem embalado e o vendedor super prestativo quanto as informações

29/3/2024 - SILVIADOBGINSKI

Bom preço, ótimo prazo de entrega e excelente serviço pós venda

28/3/2024 - Marcelo Rodrigues de Andrade Pinto